quinta-feira, 11 de abril de 2013

QUANDO MORRE UMA LÍDER ... A TORCIDA VIBRA.



Flores e fotos foram deixados por admiradores do lado de fora da casa da ex-ministra britânica Margaret Thatcher no centro de Londres. (Foto: Will Oliver/AFP)Margareth Tatcher morreu. Rapidamente os noticiários partiram para mais do mesmo. Mostrar sua vida, sua história, seu governo, seu legado. Tudo mostrando daquela maneira "morreu então é boa" como são tratadas geralmente a morte dos líderes mundiais.

Alguns foram supreendidos, outros não, por notícias como "há em Londres nesse momento uma manifestação para COMEMORAR a morte de Margareth Tatcher. Afinal o que fez esta mulher para merecer isto?

Revisitando a sua época descobrimos rapidamente. Tatcher foi uma "anti-povo". Em nome de uma mudança da economia inglesa, deixando a industrilização, seu maior legado para traz, adotou o financeirismo. Algo como acontece aqui. É o popular Neo-liberalismo.

Engraçado como este sistema defendido muito aqui no Brasil por várias correntes e políticos não consegue agradar ninguém. As pessoas chegam e defendem a privatização, o ensino pago, a austeridade. Mas ninguém gosta. Não conheço líderes amados por seu povo vindos desta corrente. Tatcher era a maior expoente deste sistema e assim acaba seu legado. Os ingleses com certeza não sentirão saudades dela.

Assistindo ao REDAÇÃO Sportv ví um jornalista Inglês, chamado Tim Vickery. Perguntado se ele sentia muito a morte de Tatcher ele respondeu, sinto mais o seu nascimento. É assim que um inglês se refere a esta ex-governante que por 11 anos esteve no poder da Inglaterra.

Em 1989 aconteceu uma tragédia na cidade inglesa de Hillsborough, que matou 96 pessoas. Na época o Governo Inglês, chefiado por Tatcher, com a ajuda do Jornal sensacionalista The Sun culpou os torcedores do Liverpool pela tragédia.

Hillsborough liverpool tragedia 1989 (Foto: Getty Images)No ano passado uma ação judicial abriu a possibilidade dos arquivos do caso virem a público. Ficou comprovada que a culpa não foi dos torcedores e sim de um erro grotesco da polícia que não soube comandar as ações e que abriu um portão que deveria estar fechado possibilitando a super-lotação e por consequência a morte de 96 pessoas.

Desde então a torcida do Liverpool, que passou anos sendo tachada de assassina, cantava nos estádios pela morte de Tatcher e pedia justiça aos 96. Basta buscar no youtube para ver as imagens.

Talves isso seja mais uma mostra de como pensa uma corrente que defende o lucro acima de tudo. Segundo o mesmo Tin Vickery, Thatcher declarou uma vez que a sociedade não existe, ou seja, para ela imperava o individualismo. A coletividade, como o futebol e outras coisas, de nada valiam.

Então nada mais justo que também na sua morte o individualismo se perpetue e não exista uma ação coletiva  em sua memória, a não ser para festejar sua partida.






Um comentário:

  1. Só pra corrigir, a cidade da tragédia foi Sheffield, e o Estádio Hillsborough.

    ResponderExcluir