terça-feira, 23 de abril de 2013

A MINHA SELEÇÃO BRASILEIRA


QUEM AINDA TORCE  PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA???

Fazia muito tempo que eu estava pensando em escrever sobre a Seleção Brasileira, principalmente pelo convite do meu amigo e companheiro de blog Luciano Farias Mega quanto ao assunto. O título da postagem "a MINHA seleção brasileira" vem de encontro do que eu ouço de amigos, desconhecidos, leio em jornais, nas mídias on-lines em tudo isso. Por que há uma desilusão geral quanto a a Seleção do Brasil. Eu ia escrever  "a NOSSA seleção brasileira" no título, mas optei por "A MINHA". 

Explico por que. Tenho encontrado dificuldade em achar alguém que pense como eu quanto a Seleção, existem, mas poucos. A maioria está totalmente desanimada e principalmente não estão nem aí pra Seleção, e o pior na minha visão, Brasileiros torcendo por outras Nações.

Diferente da maioria, eu acredito sempre na nossa Seleção. E diferente de acreditar, mesmo tendo uma seleção fraca de fato, é não virar as costas para a seleção do nosso país. Tudo bem, eu também simpatizo com outras seleções, principalmente o Uruguai, como a maioria no RS tem carinho pela celeste. Mas uma coisa é simpatizar, outra é torcer fielmente como se fosse sua nação e abdicando do seu verdadeiro país.

Eu entendo, se o torcedor desde pequeno torce pra tal seleção e não a brasileira. É que nem o torcedor que não nasceu na cidade do seu time do coração. Desde pequeno se moldou a torcer por aquela seleção. Mas o que está acontecendo com a Seleção Brasileira não é isso, simplesmente é a "vira-casaca", pessoas que torciam para o Brasil e deixaram o posto de torcedores brasileiros para torcerem por outra nações, ou não torcerem por nenhuma só por que estão descontentes com a atual Seleção.

O Declínio

Ora, meus amigos, isso faz parte do futebol... Com certeza é mais difícil por que a Seleção Brasileira nunca passou por isso, ou se passou, faz muito tempo que nem recordo de tal desprestigio. Mas a real, é que a nossa geração é fraca. Tem grandes jogadores para clubes e algum espasmos de craques, mas não ao ponto de fazerem a diferença no conjunto da Seleção.

Era muito fácil torcer para o Brasil quando se tinham vários craques, Romário, Bebeto, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e tantos outros, mas eu quero ver torcer para Hulk, Neymar e Cia. O que está havendo é um virar de costas para a Seleção que eu nunca havia visto antes. Coisa que eu não concordo, mas respeito quem optou em abandonar a Seleção. Só não vejo sentido em tal abandono...

Só por que a Seleção está fraca, em declínio técnico vamos deixar de torcer pela Seleção do nosso País? Eu vejo ao contrário, é nessa situação que deveríamos apoiar mais e mais. Antes, independente de torcida, a Seleção ganhava por que era muito melhor,  ou se perdia era por acontecimentos que só o futebol explica, mas quero saber quem não vibrou na Copa de 94, na Copa de 98 mesmo perdendo a final para a França, 2002 no Japão, era muito fácil torcer, era umas "baita" Seleção, mas é agora que deveríamos torcer mais, por tudo que ela já nos proporcionou de alegrias, e pelo fato de agora precisar do nosso apoio. Repito, a geração é fraca, é isso que nós temos e não vai mudar tão cedo.

Junta-se a evolução de muitas Seleções, estamos numa em lascada, mas quem ousa duvidar da nossa Seleção? Ainda mais jogando no seu território...

CBF

Eu sei que a maioria que HOJE em dia odeia a Seleção Brasileira bota a culpa na CBF, como se fosse um "câncer do futebol brasileiro" (que realmente é), e tem raiva principalmente dos seus gestores, e junta todo esse desprezo pela Confederação e acaba descontando na Seleção, os jogadores são os menos culpados, eles simplesmente são convocados pelo seu técnico e nos representam.

Eu também não gosto de muitas atitudes da CBF, não sou cego nem hipócrita, sei que eles são uns "sanguessugas", e talvez tentem prejudicar muitos clubes, e talvez por isso a raiva, pois acabam atingindo o seu clube de coração. Mas vale lembrar que antes também era a CBF, quando torcemos enlouquecidos numa das melhores Copas que foi a de 94 era a CBF no comando, em 98, em 2002, 2006, 2010 era ela. E mesmo assim torcíamos pela nossa Seleção, por coincidência quando a nossa Seleção está em declínio técnico acaba também a torcida. Não consigo abandonar a nossa seleção...

Eu não gostava do Ricardo Teixeira como muitos, e também não gosto do José Maria Marín agora, mas eu acho que a nossa torcida pelo Brasil passa além disso. Independente dos seus comandantes, o nosso time é a nossa Nação. Então na Copa agora vou torcer por outra??? "ahhh to descontente com nossa Seleção e quero que ela se rale, que perca não tô nem aí", como assim??? "Vou torcer pro Messi, pra bela Seleção Espanhola, pro timaço da Alemanha". Sorte desses torcedores que tem belas seleções, mas sorte dos Argentinos, Espanhóis e Alemães, não dos brasileiros... Nossa Seleção está tímida, está humilde de categoria, de conjunto, está órfã de craques... E por isso recusam-se a torcer.

E digo mais, coisa linda seria torcer e aos tracos e barrancos como jamais visto, mesmo desacreditada mostrássemos para o Mundo que ainda temos espírito das velhas seleções vencedores. E mesmo se perdesse, estaríamos torcendo e incrivelmente sofrendo por fazer uma Seleção desacreditada tentar conseguir o impossível quantos aos prognósticos dos críticos da imprensa, e os críticos piores que são os torcedores.

Eu vejo aqueles torcedores africanos, asiáticos, mexicanos ou paraguaios, não importa a nação, todos, simplesmente todos torcendo enlouquecidos e vibrando como nunca pela sua seleção, e Seleções que nunca ganharam nada, e mesmo assim eles torcem e vibram e estão felizes pois estão defendendo as cores do seu País, esse é o orgulho deles, orgulho de torcer pelo seu país independente do resultado. E tenho certeza que nesses países também tem corrupção por parte das confederações, tem ajuda extra-campo a preteridos clubes, tem tudo isso e mais um pouco, e mesmo assim torcem pelo seu país.

Pois a paixão de torcer passa o lado de tudo isso que é a banda podre do futebol.
Quando os jogadores entram em campo pra disputar a partida, é seu país tentando vencer outro, e os sentimentos mais importantes não é você sair vencedor em todas as partidas, mas sim torcer pelo seu chão. 

Pode ser um pensamento mágico, mas eu gosto da Seleção brasileira, sempre torci e torço por ela. Eu comemoro e vibro até nesses ridículos amistosos. E vibro mesmo, talvez seja um dos poucos que tenham essa virtude de torcer pela Seleção como se fosse um clube. E é por que eu quero, por que vejo sentindo em torcer por ela. E sei que hoje em dia, principalmente agora na Copa das Confederações e do Mundo vai ser sofrido torcer por ela, por que não teremos nenhum Fenômeno, nenhum Rivaldo, nenhum Romário, nenhum Bebeto. Vai ser uma das Copa mais difíceis, pois estamos em declínio técnico e há outras grandes Seleções que estão muito bem.

Vai ser dureza, vai ser sofrido, mas eu estarei torcendo por ela, do início ao fim, perdendo ou ganhando, nunca virarei as costas para minha bandeira. Não sei se vai ganhar, mas se vencer, tenho certeza que as lágrimas que correrem pelo meu rosto quando tiverem levantando a Taça vai ser mais do que especial, vai ser justo e verdadeiro, pois eu vou ser (como outros tantos) os que resistiram ao que chamamos de orgulho no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário