sábado, 25 de setembro de 2010

REVANCHE, REVANCHE, REVANCHE...

Tudo é motivo de revanche hoje. É só aparecer um jogo em que há uma história de vitórias e derrotas de ambas as equipes para fazer do espetáculo um campo de batalha, onde os jogadores são vistos como guerreiros e se utilizam de armas para vencer o inimigo. E aí está a nossa “maravilhosa” e “respeitada” mídia brasileira.

Ela se aproveita dos humildes e apaixonados torcedores para lançar no ar suas manchetes de discursos retóricos sobre a revanche:

“Grêmio busca revanche diante do Goiás pelo Brasileirão”, em razão da eliminação na Sul-Americana.

Inter ameniza rivalidade e não vê revanche contra o Corinthians.” Sobre o jogo deste domingo, lembrando os acontecimentos de 2005.

“Grêmio buscará revanche de 1997 contra o Cruzeiro na Libertadores”, na competição do ano passado.

“São-paulinos negam clima de revanche antes de enfrentar o Inter”, em relação ao jogo de semanas atrás.

E assim vai....Eles (a mídia) adoram publicar essas notícias ligadas à revanche.

Mas o que é revanche? Segundo consulta virtual ao Dicionário Priberam, revanche é uma atitude de quem se sente ofendido ou lesado por outrem e efetua contra ele uma ação mais ou menos equivalente. Sinônimo: vingança.

Eu não vejo nenhum problema na pessoa querer recuperar o que perdeu. A vingança é um sentimento que esta na essência da existência do ser humano. Não há como extrair da pessoa essa índole sentimental.

Quando acontece algo que não gostamos é inevitável ficarmos ressentido por isso. Parafraseando certo personagem, “isso é perfeitamente natural”.

O que não se pode admitir é o intuito que esta por detrás dessas notícias. Com todo o respeito de quem pense o contrário, o que a mídia quer é criar um ambiente hostil de estado de guerra. O que os nossos “grandes” jornalistas querem é vender a imagem. Pra eles, um joguinho sem sal onde não há carinhos, faltas e cartões vermelhos não vale nada. A televisão e os jornais impressos precisam vender a imagem. Uma foto de um jogador agredindo outro vale muito mais do que aquele abraço de final de jogo.

É óbvio que revanche e vingança existem. Esta na nossa essência de ser um ser humano.

O que não podemos aplaudir são essas tentativas baixas de tornar o espetáculo aviolento do futebol em um Coliseu com bola e traves.

Pelo menos eu não tenho dúvida de uma coisa: o Futebol é muito maior do que isso tudo!!!

3 comentários:

  1. Bom texto Bruno, e minha opinião sobre revanches e o sensacionalismo da mídia é ainda menos apelativa q o q ocorre.

    Revanche pra mim, só em circunstâncias parecidas e se for de algum valor. Vamos aos exemplos de coisas que são/foram exploradas como revanches e, pra mim, não são:

    1 - Brasil perdeu a copa de 98 pra França. 3 anos depois, o Brasil enfrentou a França na semi-final da copa das confederações. NÃO É REVANCHE!!! De onde que uma eliminação da França (que não ocorreu) equivale a ela ter conquistado uma Copa do Mundo em cima do Brasil?? Em 2006, qdo fomos de novo eliminados, até que poderia ser considerada uma revanche, e mesmo assim sem o peso da final.

    2 - (Citado por ti nesse post) Grêmio busca revanche em cima de Goiás... Bah, primeira fase de sul-americana, depois um jogo de 1º turno de brasileirão. Na boa, é querer valorizar demais algo. Até que chega próximo a uma revanche pela falta de importância dos 2 jogos! Mas sou contra a banalização das coisas. Daqui a pouco um cara desarma o outro, e na jogada inversa se dá uma revanche por um outro desarme...!

    3 - Inter x Corinthians. Na boa, o jogo deste domingo não chega nem perto da decisão daquele de 2005. Aquele estava envolto em 1000 coisas, tramóias judiciárias, arbitragem ruim (q nem a atual). Fora que os 2 times estavam brigando pela liderança do campeonato. Hoje em dia, o Inter briga para ENCOSTAR nos líderes, e ainda restam mtos jogos. Aquele de 2005 foi em 20 de novembro, ou seja, praticamente não havia reversão do panorama do campeonato.
    A revanche pra mim poderia ter sido a final da copa do brasil ano passado. O jogo de amanhã é importante, mas se o inter ganhar não estará devolvendo nada do que aconteceu em 2005. Pra mim esse é o espírito de uma revanche.

    Como diria Hamurabi, "olho por olho, dente por dente".
    Pra mim, revanchear um olho com um dedo mindinho não pode ser denominada uma revanche.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras Bruno...

    Sejamos francos... Sensacionalismo da imprensa é a coisa mais normal que existe. Eles usam deste artificio para dar destaques ao seu texto. Usam de um título estaparfundio (gostaram do estapafurdio uhuhuahau) para fazer as pessoas lerem a sua opinião sobre tal coisa.

    Para mim faz parte do contexto jornalistico, e essa palavta REVANCHE nada mais é que artificios de certos jornalistas e meios de comunicação. E para mim, nada tem a ver com o fato de transformar o jogo numa cova de leões...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Renan.
    O que fazem, normalmente, é dar certo valor a algo que não tem essa capacidade.

    Comparar uma eliminação em mata-mata de libertadores, de sul-americana ou de copa do brasil com um jogo de meio de campeonato brasileiro não se justifica.

    Até porque os tempos são outros. Outros jogadores. Outros treinadores. Outros praticamente 'tudo'.

    Agora eu pergunto: e se essas notícias não aparecessem? Elas fariam alguma falta para o andamento das coisas?

    Acho que elas não acrescentam em nada. Pelo contrário, só vem alimentar um clima hostil entre torcida e jogadores.

    Um sensacionalismo beirando a um terrorismo!!!

    Valeu
    Abraço

    ResponderExcluir