Infelizmente, o Campeonato Brasileiro 2010 não oferece mais nada ao Grêmio. Mesmo que nossa equipe vença os reservas do Inter no Gre-nal do próximo fim de semana, nada me faz acreditar que o Grêmio possa reagir na competição. Reagir para mim significa uma arrancada de vitórias que coloquem o clube com chances de lutar pelas primeiras posições. Não quero nem pensar em lutar para não cair. Acredito que a campanha do Grêmio será, mais uma vez, intermediária. Isto por conta da desmobilização total do grupo durante a Copa do Mundo. Olhando o Campeonato Brasileiro, fico com a nítida impressão que Corinthians, Fluminense e o perdedor de São Paulo X Inter nesta Libertadores devem ficar com as três primeiras colocações. Ou alguém imagina o São Paulo, com a estrutura que tem e o elenco que tem fora dos três primeiros lugares? Para o Grêmio restaria, no máximo, brigar pelo quarto lugar. Algo deve ser considerado neste raciocínio: A Copa Sul-Americana deste ano vale vaga na Libertadores, entretanto, esta última não será acrescida de uma vaga. O país do campeão é que "perderá" uma vaga, ou seja, se um time brasileiro vencer a competição do segundo semestre, O CAMPEONATO BRASILEIRO CLASSIFICARIA APENAS OS TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS PARA A LIBERTADORES 2011.
Esta é a principal razão pela qual acho que o GRÊMIO DEVERIA REPENSAR SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO À ESTA COPA, que hoje é de considerá-la de segundo nível. Os argumentos são de que "a logística não favorece disputá-la" (?), e o já referido que a competição seria de segundo nível.
Se eu pudesse escolher, preferiria conquistar a vaga para a Libertadores com o título de uma "competição de segundo nível" do que com o segundo lugar em uma competição de primeiro nível como o Campeonato Brasileiro. Por uma única razão: TÍTULO É TÍTULO! As futuras gerações de torcedores, sedentas por andarem orgulhosas com a camiseta tricolor, não se importam se a competição é de segundo nível, se importam em comemorar! Vou tomar a liberdade de adaptar uma frase do glorioso Dadá Maravilha.
Quando questionado se um gol que havia marcado era "feio", Dadá tascou:
"Não existe gol feio, feio é não marcar gols!"
Portanto, srs. Duda e Meira, NÃO EXISTE TÍTULOS FEIOS, FEIO É NÃO CONQUISTAR TÍTULO ALGUM!
É sempre bom lembrar o Fluminense no ano passado, com um elenco reduzidíssimo por conta das dispensas do Cuca e praticamente rebaixado no Campeonato Brasileiro, conseguiu se remobilizar na Copa Sul-Americana o que o ajudou, inclusive, a escapar da degola em nosso campeonato.
Posso estar errado e espero estar errado mas depois de todos estes equívocos pós-copa, a Sul-Americana pode ser nossa única chance de conquistar a vaga para a Libertadores do próximo ano.
Bah Luiz, acho que fiz um post tri parecido há pouco tempo.
ResponderExcluirO que nos resta fazer?
Quem sabe uma campanha da torcida lotando os e-mails e telefones da tal da ouvidoria.
Sei lá.
Bom, pelo menos vimos um time jogando futebol no domingo. Mesmo que não tenha vencido. Espero nunca mais ver uma atuação como a de PRUDENTE. Aquilo não foi jogar mal, foi manchar a história do CLUBE.
Olha, Luciano, eu até seria parceiro nesta campanha se eu achasse que adiantaria alguma coisa... Estes caras não ouvem ninguém, não adianta!
ResponderExcluirA boa noticia é que parece que deu na Gaúcha que eles estão repensando, a idéia é ir com força total no primeiro jogo contra o Goiás.