quinta-feira, 29 de julho de 2010

É dramático


Lendo as notícias de Hoje, fico um pouco preocupado.

Tudo o que se fazia no Grêmio a um tempo atrás parece ter ido por água abaixo, o discurso de pagar as dividas do clube foi trocado pelo discurso de não apequenar o Grêmio. Tudo bem que o Grêmio é time grande e não deve se apequenar. Mas não deveríamos pensar em sair dessa situação horrível (finanças), e depois sim tentar saltos maiores?

A velha máxima que diz: Um passo de cada vez foi pelo ralo.

O Grêmio antecipou as receitas do Gauchão e das cotas de TV do ano que vem. Parece que isso já vinha sendo feito a muito tempo. Mas a notícia é essa. Irany Sant´Anna confirmou que o salário da comissão técnica atrasou no mês passado, ai não dá. Parece que foram poucos dias, mas não interessa daqui a pouco serão poucas semanas depois poucos meses e ai vai.

Alguns meses atrás li que houve um atraso no pagamento do condomínio de credores, mas que isso era normal. Como assim normal?

O Grêmio lutou para poder respirar sozinho, muitos ajudaram comprando uma loteria que era impossível de ser sorteado (2005), muitos se associaram (eu fui um, pago até hoje).

Para que a situação melhorasse, e melhorou. Da série B, fomos a vice da Libertadores e vice brasileiro, que foi um feito, pouco tempo depois da tragédia aquilo acontecer.

Com folhas que beiravam 1milhão. Claro a política era clara, arrumar a terra, adubar, plantar e depois colher.

Ou se esqueceram que o inter era motivo de deboche porque seu presidente dizia que os resultados e títulos viriam em 6 ou 7 anos?

Hoje com o discurso de não apequenar o Grêmio, pagando folhas que passam de 3,5 milhões o nosso querido time corre o risco de se apequenar em breve, novamente.

Em entrevista ao bloGremio o mesmo dirigente afirma que, o dívida do condomínio de credores cai de R$25 mi para R$ 8 mi.

Logo após fala o seguinte:

"No entanto, muitas vezes, após vender um jogador, pagar investidores (que já detinham parte de direitos econômicos) e pagar condomínios o valor que sobrava era inferior ao necessário para repor novos jogadores, fazendo com que o Grêmio buscasse nova forma de financiamento (novo passivo)."

"Assim, os passivos só cairão realmente pela geração de novas receitas (o que esperamos conseguir em breve). No entanto, houve significativa recuperação do crédito do clube, pois há percepção do esforço para honrar compromissos, o que fez com que o custo financeiro caisse (o Grêmio atualmente consegue crédito a taxas normais de mercado)."

Como assim só cairão com novas receitas?????????
Se antes eram 24 e foram para 8.

A questão não são novas receitas, a questão é simples, gastam mais do que ganham. Pagam folhas que não podem pagar, já foi visto que se fazem times com folhas baixas, sei que é difícil, mas se fazem.

Sinceramente prefiro ter uma folha de 1 milhão e brigar por título da libertadores, do que ter folha de 3,2 milhões e brigar por vaga na libertadores.

A esperança que tinha a algum tempo no Grêmio se transformou em preocupação.

Um abraço.

14 comentários:

  1. Ai vai o link da entrevista completa.

    http://blogremio.wordpress.com/2010/07/27/entrevista-irany-santanna-jr/

    ResponderExcluir
  2. Essa direçao é uma palhaçada, esse eixo politico Obino&Kroeff me enoja, infelizmente nao pude votar na ultima eleiçõa, mas na próxima farei qualquer sacrificio para votar no Paulo Odone, que nos tirou do inferno!

    Vamo ve no que isso vai dar, mas que esses FDP nunca mais poderão dirigir o Grêmio, ficou bastante claro.

    ResponderExcluir
  3. Ta feio o nosso caso gurizada, a única coisa boa até agora na gestão do Duda era o pagamentos das dívidas, está perdendo o sentido...
    Fora kroeff, Meira e toda sua laia!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara não queria que parecesse que Duda fosse o pior cara do mundo. Sei que ele tem muitos pontos positivos na sua gestão, até mesmo a formação do grupo do ano passado e deste ano.

    Quem não queria jogadores como Alex Mineiro até mesmo o Herrera era pedido pela torcida, tem outros que eu não lembro.

    O que acontece é que os riscos precisam ser calculados, se se tem uma folha muito grande e não se ganha nada o barraco explode ali adiante, se a folha é pequena e controlada e os títulos não vem a situação é controlada.

    A questão é que não aceito, que o orçamento seja extrapolado, se temos um planejamento estratégico que se fala a muito tempo, devemos segui-lo. O Grêmio tem que pagar o que deve e só depois disso pensar em algo maior.

    ResponderExcluir
  5. É... em dias como este eu prefiro assistir qualquer seriado americano da década de 90 do que assistir o globo esporte. É uma agonia... É um massacre de mídia contra o Grêmio.

    Quem vai querer ser sócio de um clube assim???

    Não sou ingênuo o bastante a ponto de achar que a imprensa mente (capaz...), mas será que eles não omitem nada sobre o Inter?

    Marketing... 100 mil sócios...

    Teoria da conspiração? Talvez.
    Na boa, eu prefiro não ler nada a ler a imprensa vermelha.
    As notícias acabam chegando mesmo...
    Até porque, longe demais da capital, eu pouco posso fazer. Minha situação financeira atual tampouco me permite ajudar meu Grêmio pagando aquela maldita mensalidade.
    Ok... ok... isso não tem nada a ver com o post.

    Cara, vocês que são sócios, não deixem de ir la votar no Odone.
    Chega de presidente "cordial". Chega de amadorismo na direção do Grêmio.

    ResponderExcluir
  6. A questão do passivo quem pode explicar melhor é um contador mas o que o cara disse é correto, pelo pouco que me lembro que estudei de contabilidade é por aí.

    Temos que lembrar que na época do ODONE, aliás pelo jeito a melhor do Grêmio, sempre que perdíamos um título se dizia que era por falta de qualidade. Diziam que a Direção era covarde, que não investia em grupo, só em time. E as vezes como no primeiro semestre de 2008 nem em time.

    Acontece que futebol é uma FACA DE DOIS GUMES, se não gastar não ganha. Se gastar e não ganhar há risco de quebrar. Quase todos os times do mundo são deficitários, inclusive o Real Madrid e o Barcelona, os mais ricos do mundo, tiveram de pedir empréstimos bancários no final da temporada passada para pagar as contas.

    O Duda tinha um tiro, e deu. Esse é o risco da coisa. Se Maxi Lópes ou Alex Mineiro não tivessem errado aqueles gols no Mineirão, no início da gestão do Duda a história era outra. E mesmo esse ano, se o chute do Robinho subisse 5 cm e fosse a gente na final contra o Vitória ninguém nem sabia dessas brigas internas.

    Assim como, tenho certesa absoluta disso, se o cara do Nautico tivesse feito o gol de penalti na Batalha dos Aflitos ninguém defenderia o Odone hoje e muito menos o MANO estaria na Seleção.

    São pequenos detalhes que as vezes mudam a história toda e a maneira como ela é contada.

    Posso contar outra passagem do Grêmio sobre isso, na verdade tem muitas e muitas dessas pequenas mudanças que alteram tudo.

    Agora a julgar pelas entrevistas não se preocupem que o Duda não deve concorrer e logo o Grêmio deve retornar a melhor administração de sua história com Odone e quem sabe Pelaipe.

    Tem uma coisa que eu sonho no Grêmio é que todos os que trabalham no futebol sejam profissionais. Nada de Conselheiro quer trata da sua vida e depois das 5 da tarde vai ver como estão a coisa no Olímpico. Mas quando digo todos é todos mesmo. Desde o Vice de futebol até o roupeiro. Só que nem Odone, nem Duda, nem Cacalo, Koff, Obino, Guerreiro farão isso. Por que é óbvio que quando eles pegam o Grêmio aproveitam para dar uma "mãozinha" aos amigos.

    Um dia escutei um ex-presidente gremista dizer que "amadores fiseram a Arca de Noé e profissionais o Titanic". Fazer o que se o pensamento é esse?

    Ah, antes que me digam sim mas fomos vice da Livertadores e tal já digo que foi uma das maiores vergonhas da minha vida, comparado a cair para a B, levar 5 a 0 em uma final.

    ResponderExcluir
  7. o anônimo disse imprensa vermelha... huahuauhhahhah

    tem que ri mesmo... lá vem os gremistas chorões... imprensa omitindo coisas do Inter.. ahhh para. deixem de se acharem os pobre coitado, de se acharem os perseguido, os coitadinho... A imprensa só massacra o grêmio por que tão nessa várzea toda, se não tivessem não falavam mal.. ou por acaso a imprensa nunca falou mal do Inter?? claro que falou, só não tá falando mal agora por que tão bem...

    ResponderExcluir
  8. Mas só arrisca quem pode arriscar, quem não pode que não arrisque e se coloque no seu lugar.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh simmmm.

    Se a bola do Diego Souza não batesse na trave, e a do Schiavi também não, e se o impedimento do primeiro gol da Bombonera fosse marcado, e se Lucas não abrisse a barreira.

    E se Pelé acertasse no gol aquele chute depois de driblar o goleiro uruguaio,

    E se Rubinho não deixasse o Alemão passar, e se...

    E se... só tem na Super Interessante.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado por me dares a razão Dani. Era isso mesmo que eu queria dizer, quando as coisas são decididas em um detalhe mínimo não vejo tanta diferença.
    Isto não é uma ironia, deixo bem claro, considero que me destes mesmo razão. Pequenas coisas alteram muito a situação.

    ResponderExcluir
  11. Não me acho pobre coitado ou perseguido. Só manifestei a minha opinião sobre a imprensa do RS.

    Uma pena que um comentário contrário a tua opinião gere uma resposta tão ríspida assim.

    A propósito, magal. O anonimo que disse imprensa vermelha se chama Guilherme.

    http://da-geral.blogspot.com/2006/11/imprensa-vermelha-vai-tomar-no.html

    ResponderExcluir
  12. Mas não podemos analizar futebol por pequenos detalhes também acho que isso acontece muito, já falei e pra mim isso se chama "o jogo se propiciar".

    Mas fica muito simples analisar dessa maneira. Talvez seja fato isso um chute que não entra e um time não é campeão. Por exemplo a seleção em duas bolas paradas saiu da copa.

    Enfim... entendi o que falaste. Só um deve ganhar.

    Mas o que botei em jogo é que temos como fazer times competitivos sem muitos investimentos. Só acho que o Grêmio não poderia se dar o luxo de gastar tanto, se não pode faze-lo.

    A ponto de atrasar o salário da comissao tecnica e o pagamento do condomínio de credores.

    Ah só pra complementar,na mesma entrevista o Irany, falou que vender um jogador nem é tão bom negócio assim, pois uma grande parte vai pra pagar o condomínio, sim mas o condomínio foi feito pra isso pra ser pago, e com as receitas de venda de jogadores. Agora todo mundo acha ruim pagar, mas isso tem que ser feito.

    Não adianta ter uma casa e não pagar o IPTU, mais cedo ou mais tarde tem que vender a casa e o IPTU tem que ser quitado.

    ResponderExcluir
  13. Dani, o ÙNICO time realmente barato e competitivo que tivemos foi o de 1994. Campeão da Copa do Brasil com Pingo, Agnaldo e outros. O de 2007 até era barato, mas nem perto do de 94. E mesmo assim eu credito aquela campanha muito mais a torcida do que outra coisa. Lembras que perdemos todas fora de casa?

    Lamentávelmente, ou não, a coisa agora é assim. Quem pode mais chora menos. È uma faca de dois gumes mesmo. Se não investir pesado não sai Campeão. Se investir e não sair Campeão pode quebrar.

    O Problema do IPTU, bom se o cara não tiver para pagar o IPTU ele tentará dar um jeito. De nada adiantará também ele deixar a casa de lado e ir morar em baixo da ponte para não pagar o IPTU.

    Todo mundo aplaudiu quando vieram todos os caras desse ano. Qual foi a contratação contestada, pela maioria, no momento de seu anuncio? Talvez só o Hugo.

    Borges, Douglas, o próprio Edilson foram festejados. Assim como no ano passado o Lúcio, o Rochemback. Bom, todos eles saem caro. Recebem um monte de grana por mês.

    Agora tem outros baratos que não jogaram nada. E aí, fazer o que?

    Poderíamos quem sabe ter um time só com jogadores oriundos da base e trazer quem sabe mais uns 3 para titular. Nesse caso o Presidente teria que chegar em uma Coletiva no início do ano e dizer "olha, esse ano é quase certo que a gente não ganha nada. Vamos fazer o que dá com o pessoal que veio da base. Se ganharmos alguma coisa melhor, mas o mais certo é que isso não vai acontecer."

    DUVIDO QUE ESSE DIA CHEGUE. O Cara que fizer isso não vai ganhar eleição nem pra síndico do Olímpico. Por que a se julgar pelo que a nossa base tem nos dado, Bergson, Roberson... O mais certo era voltar a B.

    ResponderExcluir
  14. Respondendo ao Anônimo que agora tem nome...

    oh Guilherme, agora não posso ter uma opinião contrária que a resposta é ríspida... sinceramente reli o meu comentário e não vi nada demais. Isso já deu um monte de bate boca no blog...

    Pra deixa bem claro já, eu não tenho nada contra ninguém, eu só dei uma simples opinião... eu nem sabia que era tu Guilherme..

    Se eu soubesse que ia dá nisso não tinha falado nada, se não acaba mudando o foco da discussão.

    ResponderExcluir