terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A tragédia de Santa Maria


A DOR QUE O MUNDO INTEIRO SENTIU

Que tragédia esta de Santa Maria... Que Domingo pesado, que Segunda dolorosa. Quando acordei ontem, já início de  tarde de Domingo, tudo já havia acontecido, os sites "vomitavam" aquelas imagens horríveis explicando tudo o que aconteceu na Boate Kiss de Santa Maria. Fui lendo e a cada linha e depoimento era como se fosse uma vida próxima que havia sido tirada de mim. Foi impressionante, chocante, triste mas necessário dizer, desde a morte de minha mãe em Julho de 2010 não sentia um nó na garganta como senti neste trágico Domingo de Janeiro.

A vida é nada... As nossas vidas são muito frágeis. Vendo esse episódio, refletimos, e percebemos que poderia ter sido com qualquer um de nós. Foi aqui do lado que ocorreu, uma cidade universitária que nem Pelotas, cidade em que vivo, e que tantas vezes nos deparamos em festas iguais aquela de Santa Maria. 

Talvez pela proximidade a dor nos bata mais forte, "seja mais real". Pois nem aqueles massacres escolares que ocorreram nos Estados Unidos mataram tanta gente como aconteceu aqui, bem aqui do nosso lado. E a gente sente. Ontem, eu e minha namorada assistíamos na TV as matérias sobre a tragédia quando de repente o celular dela toca. Era uma colega nossa de Faculdade ligando pra ela, chorando, desesperada por que havia perdido um amigo naquela festa.

O mundo é um grão de areia... e o mundo inteiro sentiu essa dor inexplicável, reportagens no mundo inteiro noticiavam aquilo que foi uma tragédia planetária, não apenas uma fatalidade local, mas famílias de todos os lugares choravam imaginando mães e pais que não mais teriam os seus filhos para abraçá-los. Eu não pude dar um último abraço em minha mãe de despedida, imaginem essas mães que nunca mais poderão abraçar seus filhos de volta. A vida é muito frágil, e passa tão rápido como fumaça pela fechadura. Assim como, infelizmente, a fumaça negra da morte asfixiou mais de duzentas vidas que minutos antes respiravam e celebravam  a alegria de viver.

Assim como nós fazemos a todo momento. A maioria pensa a mesma coisa, poderia ter sido um de nós. Que bom que não foi, que triste que foram eles. Todo mundo já falou e tentou demonstrar algum sentimento perante esse trágico acidente, eu também estou tentando. E no que ajuda??? Não sei dizer, sinceramente nada mudará e nada amenizará a dor dos seus familiares, mas é uma dor que o mundo inteiro sentiu, e eu no meu interior também senti algo diferente, pesado, que me fez sentir aquele nó na garganta. 

Por isso escrevo. Pois somente o pesar não externaria todo o sentimento que o acidente causou em mim.
Fatalidade! Não vejo culpados, nem aponto o dedo pra ninguém. É difícil, mas não seremos hipócritas neste momento de julgar culpados por essa fatalidade na casa noturna Kiss. Pois todos sempre fomos e estamos em lugares tão mais inseguros quanto aquele, e amanhã, ou depois e depois, estaremos todos nós felizes, cantando, dançando, pulando e bebendo novamente sem percebermos que a vida, pode acabar tão rápido quanto um piscar de olhos. Apenas tivemos sorte até agora...

Tenho certeza que aqueles jovens também pensavam: "Nunca vai acontecer com a gente"...

Meu pesar a todas as famílias daquela tragédia. Sigamos aqui, vivendo a vida sem medo de vive-la, somente um pouco mais atentos.

Foi aqui do lado, a fumaça parece estar invadindo a minha sala. O mundo é um grão de areia, a vida é frágil, e passa tão rápida como fumaça pela fechadura.

Meu pesar a todas aquelas famílias que hoje choram e ainda sentem a dor que o mundo inteiro sentiu.

♫"...Tudo é dor,
e toda dor vem do desejo,
de não sentimos dor..."♫


Nenhum comentário:

Postar um comentário