segunda-feira, 4 de julho de 2011

O CICLO É VERMELHO, PARTE II




Nos anos 80 e 90, quando o Inter não ganhava nada, em meio de conversas sempre havia alguns amigos colorados inconsoláveis pelas agruras do Inter. E foram muitas naquela época. Chegou ao absurdo de o Inter contratar um treinador que permaneceu UM DIA no cargo. Saiu alegando que, depois que conhecer a estrutura, percebeu que ali não tinha como fazer um trabalho sério. Julio Espinosa era o nome do sujeito. O Inter pagava todo tipo de micos: Perdeu um gauchão para uma equipe reserva do Grêmio, levava goleadas de times do interior, como do Juventude, por exemplo, onde levou seis, promoveu cai-cai contra o Santos para não fazer um vexame histórico, enfim, o Inter era motivo de chacotas direto.
Meus amigos colorados não aguentavam tudo aquilo.
Eu respeitava a dor deles e me limitava a responder:
"Não entendo como vocês não correm esta gente de lá! Como pode vocês passarem por tantos vexames e continuarem sendo comandados por Záchia, Asmuz e etc.!"
Eles me respondiam:
"O problema é que a torcida se ilude com os poucos gauchões que nós, com muito sacrifício, conseguimos ganhar de vocês e com estes dois vice-campeonatos brasileiros (87 e 88)!"
Hoje os mesmos amigos colorados me vendo reclamar de situações como levar "perna de anão" DUAS VEZES do Ronaldinho, eliminações para times de segunda e terceira divisões, esperar 60 dias por um técnico em meio à uma Libertadores, direções renovando contrato de treinadores contrários às suas convicções, crença que apenas imortalidade e garra são suficientes para conquistar algo, estes mesmos amigos colorados me devolvem a pergunta:
"Mas, vem cá, como VOCÊS não colocam para correr esta gente como, Odone, AVM, Duda, Meira e etc?"
Me limito a responder:
"Porque uma boa parcela da torcida continua iludida com um vice-campeonato da Libertadores onde fomos humilhados na final e com um vice-campeonato Brasileiro que perdemos por não ter no elenco UM, APENAS UM, atacante que reunisse mínimas condições de vestir a camisa do Grêmio! Uma parte desta torcida acha que estamos perto de conquistar algo por causa destes resultados ilusórios e, portanto, altamente questionáveis! Pior: Há ainda os que se orgulham com um título de Série B onde o Grêmio foi o ÚNICO dos grandes clubes brasileiros que teve dificuldades para conquistar! Corinthians, Vasco, Atlético-MG e, até mesmo, o MÉDIO Coritiba conquistaram com muita facilidade!"
Eu espero, sinceramente, estar enganado. E comemorarei muito se estiver enganado mas, acho que continuaremos por um bom tempo, um bom tempo mesmo, neste inverno sem títulos....

Um comentário:

  1. concordo em número, genero e grau contigo e achoi que o que postei hoje vai de encontro ao teu texto.

    To com saudades do amigo, valeu

    ResponderExcluir