segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RENATO TEM 56% DE APROVEITAMENTO NO GRÊMIO!


A mudança de patamar do Grêmio no campeonato mostra que, às vezes, o futebol pode ser tão simples quanto mudar de treinador. Renato tem 56% de aproveitamento no Grêmio contra 30% de Silas. Renato incorporou ao Grêmio grandes inovações táticas? Não! Renato tem conhecimentos técnicos e táticos superiores a Silas? Também não!
A diferença está no relacionamento com o grupo.
Era evidente que Silas havia perdido o grupo. Só a direção do Grêmio, QUE CONVIVE DIARIAMENTE COM O FUTEBOL, não enxergava.
É por isto que o grupo que apoia Duda está sendo expurgado do Grêmio: Falta tomada de decisão no momento correto! O Grêmio deveria ter demitido Silas antes da Copa! Na pior das hipóteses, depois do jogo contra o Grêmio Prudente. Tivesse sido feito isto e estaríamos disputando vaga na Libertadores.
Não acredito nesta história de que o presidente do clube precise ser energico e chute portas do vestiário. Precisa apenas conhecer administração e futebol, o que possibilite tomar decisões no momento certo, algo que Duda não demonstrou conhecer.
Qual foi o grande mérito de Renato?
Recuperar jogadores importantes como Douglas! Tivesse Renato chegado antes e talvez Hugo e Rodrigo ainda estivessem aí.
É impressionante como Douglas vem jogando. Considero a recuperação deste jogador um dos principais motivos da recuperação da equipe neste campeonato. Sempre disse por aqui que o Grêmio não deveria prescindir deste jogador. Agora ele está mostrando porque.
Na quarta tem um jogo complicadíssimo. Enquanto o Grêmio não atingir o equilíbrio, considerarei qualquer jogo complicadíssimo. O Grêmio precisa se focar muito neste jogo. Os três pontos são fundamentais para que tornemos, de uma vez por todas, luta contra o rebaixamento coisa do passado.
Forte abraço a todos

14 comentários:

  1. Verdade Luiz, tinhas razão quando falavas sobre a falta de comando de Silas. Mas eu acho que isso se tornou evidente após a copa, no tal torneio em Floripa.

    Bom agora Silas é coisa do passado, mas o grande mérito, não é somente controlar o grupo. Mas manter uma mesma formação, ele tem convicção no que quer. O Grêmio joga sempre da mesma forma, tanto fora quanto em casa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. e tinha gente que dizia que treinador só servia pra "colocar em campo"...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Dani.
    Acho que para NÓS ficou evidente porque internamente eles já sabiam.
    Pouco antes da Copa do Mundo o Guerrinha fez o seguinte comentário: "...o caso do Dunga na seleção é o mesmo do Silas no Grêmio, está se segurando porque está vencendo, a hora que começar a perder a casa cai!" Lembro que eu pensei assim:
    "Porque será que ele disse isto? O time está bem, mesmo com todos os desfalques?"

    Depois da Copa, quando a coisa estourou ele deu a informação:
    "Lembram quando eu falei aquilo antes da Copa? Pois é, eu já tinha informações de dentro do próprio Grêmio que o incêndio estava começando, que já tinha gente com a mão no extintor!"
    Por isto que eu digo, se o Guerrinha sabia, eles não iriam saber? O Luciano, tu e eu não tinhamos mesmo como saber mas a direção tinha obrigação de saber.
    Agora é tarde, infelizmente...
    Forte abraço para ti!

    ResponderExcluir
  4. Sim, essa é a maior critica que faço a essa gestão. Mas agora é bola pra frente, quem sabe umas 3 vitórias seguidas nos botam na briga.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. sei que é cedo e que o Dani não gosta de "se". Mas se, hipotéticamente, houver uma grande virada do Grêmio e chegarmos tipo em sexto, com Inter e Santos entre os quatro, então estaremos na Libertadores.

    Nesse caso, será uma grande virada do Grêmio.
    Bom, lembrando que isso tudo é, por enquanto suposição, me respondam:
    1 Qual o papel do DUDA nisso? Ele sairía do clube com fama de ruim ou seria o cara que viu que tava errado e corrigiu a tempo?
    2 Renato teria 100% do crédito? Esqueceríamos que teve acréscimo no elenco?

    É só um exercício de futurologia, mas tomara que seja real, pois nesse caso estaremos na Libertadores em 2011.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, sempre que uma gestão começa. O mínimo que ela tem que fazer é melhorar o time, clube o que quer que seja.

    Minha crítica a essa gestão sempre foi essa, a inoperância dentro de campo. Vários foram os erros, um deles é o esse que o Luiz citou no texto.

    Fora de campo Duda/Meira, fizeram muito pelo clube. Inclusiva nas contratações. Vários nomes de peso foram trazidos, dar certo ou não isso é outro detalhe.

    Mas o que penso é que Duda não pode ser o comandante máximo, pois não tem sabedoria política pra lidar com o cargo. É uma ótima pessoa um ótimo Grêmista, disso ninguém duvida. Mas pra ser presidente, é preciso mais que isso.

    Se for pra libertadores, entregará o Grêmio como pegou. E com um Gauchão a mais na conta.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, isso que eu acho engraçado. A direção de futebol desta gestão era a mesma da anterior, que agora ressurge como salvadora da pátria, como se o Grêmio nunca tivesse sido campeão sem ela.
    Mas quem sou eu para ir contra a maioria?

    ResponderExcluir
  8. Bom se achas que nos ultimos 2 anos o Grêmio melhorou, então tudo bem.

    É uma questão de gosto. É só comparar 2005-2006-2007-2008 com 2009-2010. A mudança é da Agua pro vinho.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Dani e Luciano:
    Infelizmente, Luciano, sou obrigado a concordar com o Dani...E sabes bem o quanto para mim isto é custoso, obviamente, não o fato de concordar com o Dani mas concordar em relação a ESTE tema, uma vez que apoiei muito esta gestão no início.
    A gestão Duda foi muito mal no futebol, não adianta lutar contra os fatos.
    Os resultados estão aí para provar. E foi mal porque deu muitos passos atrás no projeto de profissionalização total do futebol, algo que tu e eu defendemos.
    O departamento amador retrocedeu UMA DÉCADA com Duda. Perdemos os melhores profissionais do setor simplesmente para acomodações políticas.
    Sabes quem é o atual coordenador da base? O coronel Elvio Pires, ex-chefe da segurança do Olímpico.
    Como tu mesmo dizes e eu concordo plenamente, as coisas não são por acaso. Os resultados são ruins porque a atual direção é incompetente...infelizmente

    ResponderExcluir
  11. Escutei uma entrevista do Rodrigo Caetano, na gaúcha domingo.

    Essa foi uma das maiores perdas do Grêmio, e lógico que foi por política. A pouco eu escutei que o Haroldo Santos, que era assessor de imprensa também foi pra rua, e ele fazia um baita trabalho. A Grêmio Tv e Grêmio Rádio parece que foram idealizadas por ele.
    E todos da imprensa sempre elogiavam o trabalho da assessoria do Grêmio.

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvidas, Dani, Rodrigo Caetano foi uma perda inestimável!
    Quanto o Grêmio arrecadou com vendas de jogadores revelados na gestão dele à frente das categorias de base?
    Um profissional como o Rodrigo Caetano não tem preço. E o pior é que saiu TODA A EQUIPE DELE quando ele saiu...

    ResponderExcluir
  13. Dani, com certeza não achei bons os últimos 9 ANOS do Grêmio.

    E nunca falei que achei bons estes dois anos, apenas tive a idéia de falar a verdade e dizer que MEIRA era da Direção de Futebol do ODONE sim.
    Será que só eu lia jornal na época?

    ResponderExcluir
  14. Pois é eu gostei de 2005, quando subimos, de 2006 quando ficamos em 3° e conseguimos uma vaga, gostei de 2007, quando pude ver a final da libertadores, e de 2008 quando disputamos o titulo brasileiro até a última rodada. Tanto é que fui nos Jogos contra Boca e Atlético-MG.

    Mal ou bem nesses anos o Grêmio entrava na disputa como um time em busca do título.

    E eu sei que Meira fazia parte da Diretoria, mas ele não era o "cabeça" do futebol. Ele assumiu como vice de Futebol na metade de 2009.

    Não lembro bem, mas os "cabeças" do futebol eram o Pelaipe e antes disso o Renato Moreira, dai sim assumiu o Kriger.

    E no Grêmio é assim muita gente trabalha em vários cargos sendo até mesmo da oposição.

    Mas pra mim só um cego não vê as diferenças das duas ultimas gestões, e pra mim Odone não é o salvador da pátria não foi o maior presidente do Grêmio, só acho que foi melhor que o Duda. E pelo que se apresenta é o melhor candidato.

    ResponderExcluir