quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Que coisa interessante é o debate.



Muita gente não gosta, alguns tem calafrios só de pensar em um. Outros fogem quando é com eles e gostam de assistir ao dos outros. Que coisa interessante é o debate.
A gente fala, escuta e muitas vezes concorda, tantas quais discorda. Vamos e voltamos por um mar de argumentos sem fim só para saber que na maioria das vezes, quando houver um vencedor, este não será propriamente o que tem a razão, mas o que melhor preparado está para o debate.
Nesta época de eleições a gente assiste a muitos deles. Muitas vezes, em casa, no conforto dos nossos sofás pensamos, mas por que ele não responde falando isso? Quando participamos de um debate ficamos sabendo que de casa é mais fácil.
Mas e quando o debate é com alguém querido? Quando o oponente é um amigo, cônjuge, primo, pai ou avô? E o pior de todos, quando o oponente é seu irmão? Aí é difícil.
Seu irmão(ã) é geralmente a pessoa que sabe todos os seus defeitos. Ele tem o poder de destruir teu argumento, elaborado com tanto sacrifício, em apenas uma frase. Ele te conhece bem demais. O lado bom disso é que você também o conhece e por isso joga do mesmo jeito.
O debate entre irmãos é assim, começa sempre com um pé atrás. Nenhum dos dois exagera no início e vai tudo meio que na paz até que de repente algo acontece e BOOOMMM começa o bate boca.
Mas é assim mesmo o debate.
O bom disso tudo é saber que ao final, convencendo ou sendo convencido, o debate vai fazendo a gente pensar mais e racionalizar melhor os fatos, assim nos aprofundamos mais e melhoramos para o próximo debate.

Este texto está publicado nos blogs

3 comentários:

  1. É verdade como é bom discutir, contrapor. Pegar o adversário com as calças na mão. E ser pego, sem ter um argumento, que só aparece horas depois.

    Na Internet é mais fácil, o bom é cara a cara, com uma cerveja na mesa. Ai o bixo pega.

    hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Isso ae, Luciano.

    Não há algo melhor do que um debate. É o momento de nós sermos contrariados, e tentarmos enraizar nosso argumento ao chão, para que nenhum assopro possa ocasionar no desmanche de tudo aquilo que havíamos estabelecido em nossa mente.

    O debate é saudável. É a exata hora de colocarmos em prova nossos pensamentos. É fascinante!!!

    ResponderExcluir