Fico bastante apreensivo com as noticias que leio sobre a preparação do Grêmio para este jogo contra o Cruzeiro. Não vejo com bons olhos a volta do 3-5-2. Principalmente pelos motivos alegados, que deveria reforçar a defesa. Considero de uma limitação absurda achar que para reforçar a defesa precisa colocar mais um zagueiro. Não preciso citar os n-times que se defendiam extremamente bem jogando no 4-4-2 ou até no 4-3-3, como o Corinthians de Mano, por exemplo.
Quando o Grêmio contratou Paulo Autuori a idéia era padronizar o futebol do clube. Desde as escolinhas, passando pelos juniores até o profissional, o esquema tático utilizado seria o 4-4-2 porque este, além de permitir mais variações táticas durante as partidas, é o melhor esquema para a formação técnico-tática dos jogadores. Entendia-se que a maior deficiência do Brasil na formação de meias e laterais qualificados estaria na ampla utilização do 3-5-2 em nossos clubes. O Grêmio com esta padronização pretendia tornar-se um centro de excelência em formação de laterais e meias a médio e longo prazo ocupando este nicho do mercado tão carente em nosso futebol. Assistindo ao Arena Sportv hoje à tarde pude constatar que esta não é uma opinião isolada do ex-técnico gremista. Até mesmo Muricy Ramalho, a cara do 3-5-2 brasileiro, não gosta deste esquema. Miltom Cruz, seu ex-auxiliar revelou no programa que nas três temporadas e meia que treinou o São Paulo, Muricy tentou se livrar desta forma de jogar. Este é um dos problemas do 3-5-2: Depois de implantado torna-se muito dificil livrar-se dele.
A idéia do departamento de futebol do Grêmio estava corretíssima tendo-se como parâmetro montar uma equipe competitiva sustentada pela sua base.
Mas como no Grêmio não existe organização e muito menos convicção de nada pretende-se modificar o esquema apenas para o time se defender melhor. Grande besteira! O elenco do Grêmio foi todo montado para a utilização do 4-4-2, basta ver que temos Douglas, Leandro, Hugo e Souza para ocupar duas vagas. Quer se defender melhor? Dou uma pequena sugestão: Promove o ingresso de mais um volante junto com Rochemback e Adilson no lugar de Hugo e libera mais o Douglas.
Desta maneira não é necessário mexer tanto na estrutura tática e o time ganha mais poder de marcação, embora eu não ache que seja este o problema.
Vamos ver...
Também prefiro o 4-4-2, com certeza não é preciso colocar mais um zagueiro para se defender melhor...
ResponderExcluirAlém de, como tu disseste luiz, o 4-4-2 possibilita muito mais mudanças táticas durante a partida dependendo da necessidade.
Quer mudadar para 3-5-2, que mude, mas que não diga que é para se reforçar defensivamente.
Cara, eu ia falar exatamente isso.
ResponderExcluirMeio campo com:
1º Volante (por mim Ferdinando, não acho ele ruim como dizem)
2º Volante (Adílson, mas sem muita liberdade pra sair)
Meia marcador (Rockembach, que tem uma baita qualidade e é destro)
Meia SÓ ARMADOR (Douglas,não sabe marcar,mas não haveria necessidade)
Simples assim.
Não sei como não enxergam o Roca com potencial pra meia e o Maylson sim.
E o Hugo na meia ocupa o mesmo espaço do Douglas, atrapalhando até.
Já cansei de falar minha opinião, mas repito: Hugo é reserva pro ataque!!
Abraço
Pois é, Renan, eu também venho dizendo isto desde o ano passado!
ResponderExcluirAcho que o Rochemback pode dar uma contribuição muito maior fazendo a função de um autêntico box-to-box!
Não sei porque não se tenta isto ao invés de ficar inventando...
Olá Parceiro,
ResponderExcluirEstou entrando em contato novamente para relembrar de nossa antiga Parceria/Troca de Links.
Nosso antigo site futebolaovivo.tv foi vendido e agora não disponibiliza mais jogos ao vivo, mas sim apostas.
Caso ainda seja de interesse de vossa parte, estamos recriando nossa rede de amigos com muitas novidades.
Nossos widgets se acomodam perfeitamente em seu site disponibilizando próximos jogos, resultados da rodada do campeonato, classificação, videos e muito mais.
O novo site se encontra em http://www.futebolaovivo.me
Aguardo seu contato para reativarmos esta parceria tão preciosa.
Atenciosamente,
Michael Zatara.
zxymedia@gmail.com
Luiz,acho q não existe esquema ideal,embora o 3-5-2 tenha sido abandonado em quase todo mundo.Esquema bom é aquele q adapta-se aos jogadores disponiveis,tratando-se de clubes é claro.No Grêmio,até daria 3-5-2 c o Lucio e M.Fernandes,desde q em forma técnica e fisica,como tambem duas linhas de 4 com 2 atacantes q temos e bons.O problema é um parâmetro q parece não existir no Silas:DEFINIÇÃO.Prova disto foi o torneio de Floripa.Futebol é repetição,é treinamento,é tomada de espaço,é convicção.
ResponderExcluirUm abração.
Luiz Carlos
É uma grande satisfação termos como novo leitor do blog o meu grande amigo Luiz Carlos!
ResponderExcluirSem dúvidas alguma, agregará muita qualidade ao debate que estamos propondo por aqui!
Seja bem vindo, meu amigo!