quarta-feira, 7 de julho de 2010

ÍDOLOS

NÃO HÁ NADA MAIS IMPORTANTE PARA UMA CRIANÇA QUE SEU ÍDOLO

Lembro que tive muito ídolos que, é claro, obedeciam a uma ordem de importância no meu coração. Havia aqueles mais e menos importantes dentre todos os caras que eu cultuava. Isso variava de acordo com a minha idade, mas alguns persistem até hoje. Renato Gaúcho é até hoje o maior de todos. Também sou fã do Maradona, do Nelson Piquet, do Che Guevara, Chico Buarque, Cazuza e é isso. Estes foram os que sobraram pois já foram mais.

Mas quero falar aqui da história de como perdi um ídolo meu.
No ano em que o Grêmio disputou pela primeira vez a terrível Série B tive que aprender a escutar os jogos no rádio já que a TV passou um único jogo do Grêmio nesse ano. Foi contra o Coritiba fora e ganhamos de 2 a 0. Os outros todos tiveram de ser no rádio.

Nessa época escolhi escutar a Guaíba por que adorava a narração de Haroldo de Souza, e como narrava bem esse cara, aliás ainda narra muito bem. Conferia uma ação tal que parecia que os jogos nunca eram ruins, o que duvido muito.

Alguns anos depois, durante o primeiro Fórun Social Mundial eu caminhava pela Rua da Praia em Porto Alegre quando avistei o estúdio da Guaíba. Ele tem grandes janelões de onde se pode assistir os programas ao vivo. Pois bem, quando o vi alí pensei ser a minha chance de conhecê-lo.

Fui, juntamente com uma amiga minha que era mineira e por isso não o conhecia pedir para falar com ele. Não deu por que o programa já estava começando, então fomos para um dos janelões.

Quando o programa começou foi anunciada a contratação de Marcelinho Paraíba pelo Grêmio e logo depois Haroldo de Souza começou a falar:

-Eu estou vendo ali um rapaz de camiseta do Fórun Social Mundial (era eu o rapaz, então fiz sinal de positivo com a mão para ele) e eu queria dizer que esse pessoal que ta na cidade são uns porcos. Por que eu passei num restaurante e tavam jogando a comida no chão.

As pessoas que estavam comigo, e eu também, começaram a fazer que não com os dedos e começamos a bater no vidro do estúdio. Alguém xingou ele de uma das outras janelas e ele respondia com mais desaforos. Lembro que Milton Ferreti Young foi quem saiu em defesa do Fórum Social Mundial e das pessoas que dele participavam.

Que decepção eu tive. Muito grande mesmo. Haroldo de Souza deixou alí de ser admirado por mim. Ainda acho que ele narra bem, mas fora disso não dou importância a nada que ele fale e que seja formulado por ele.

AGORA PENSEM O QUE SENTE UMA CRIANÇA DE, POR EXEMPLO, 14 ANOS DE IDADE, FLAMENGUISTA QUE TEM UMA FOTO DO BRUNO, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009, NA PAREDE DE SEU QUARTO?

4 comentários:

  1. Bah!!! É verdade!! parabéns pelo texto Dani!

    ResponderExcluir
  2. Pô Richard, fui eu não o Dani. Valeu mesmo assim. HEHEHE

    ResponderExcluir
  3. Foi mail Luciano!! parabens pelo texto! Esses mega me confundem a cabeça!

    ResponderExcluir