sexta-feira, 2 de julho de 2010

EXALTAÇÃO AO MUNDO LIVRE!


Algumas teses, pelo bem da humanidade, não podem ser vitoriosas. Tudo aquilo que representa a intolerância, o autoritarismo, a prepotência, o belicismo, a arrogância são e sempre serão repudiadas por mim.
Vivemos em um mundo cheio de desigualdades e contradições? Claro que sim, mas, a história provou que a truculência, a força, a estupidez e o ódio não mudarão isto. O autoritarismo e todas as suas vertentes tiram da humanidade a sua característica mais sublime:
O LIVRE PENSAMENTO. O livre pensamento está intimamente associado à inspiração e à criatividade.
Quem de nós não se emociona com uma obra de Monet ou uma sinfonia de George Gershwin? Um poema de Fernando Pessoa ou filme de Clint Eastwood? Tudo isto é possível porque vivemos em um mundo livre. Nada melhor do que esta foto para representar bem o espírito do comentário. Um lutou por um mundo livre e outro exerceu no esporte o que de melhor o mundo livre proporciona, embora o Brasil não fosse livre em sua época: A CRIATIVIDADE.
O fascismo e o nazismo, a teocracia, o socialismo real e todos OS regimes bárbaros, pouco a pouco estão sendo enviados para onde merecem: A lata de lixo da história. Estão sendo enterrados junto com seus ícones: Hitler, Stalin, Pinochet, Franco, Pol Pot, Médici e outros facínoras. Nós ficamos com Mandela, Desmond Tutu, Martin Luther King, Gandhi, Pelé, Cruyff, Messi, Romário e tantos outros.
O que isto tudo tem a ver com o jogo de hoje? É só parar e pensar um pouquinho...
Em homenagem ao meu amigo Dani, encerro este texto com este trecho de uma maravilhosa música de Humberto Gessinger:
"TODA FORMA DE PODER É UMA FORMA DE MORRER POR NADA.
TODA FORMA DE CONDUTA SE TRANSFORMA EM UMA LUTA ARMADA."

3 comentários:

  1. É isso ai Luiz, fiz um desabafo no comentário do outro post que se encaixa perfeitamente aqui.

    Belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto!! realmente! parabens!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, pessoal!
    Forte abraço à todos!

    ResponderExcluir